A Propaganda de 1900 - 1949


                                  Atividade Aula 2 - A Propaganda de 1900 - 1949 - Grupo
                                   Júlia F. de Moraes Sousa, Luis Fernando, Geovana Santos,
                                                                Vinícius Ventura




Entre 1900 e 1910, surgiram algumas revistas como a Revista da Semana, Vida Paulista e Arara, que eram consideradas anunciantes locais.
  Com destaque para as inúmeras propagandas de remédios, além de comumente até 1918 serem utilizados políticos como garotos-propaganda.
Resultado de imagem para propaganda biotonico fontoura 1910
Em 1913, foram contratados escritores e artistas para prepararem os textos e ilustrações dos primeiros anúncios criados pela nova e primeira agência de propaganda, denominada Eclética. Seus principais clientes eram: Ford Motor Co., a Texaco Co., Kolynos, Palmolive.Resultado de imagem para propaganda palmolive 1920


Resultado de imagem para propaganda texaco 1920
                                                                                                                                                     
  Em 1918, São Paulo obtinha cinco agências, as quais os maiores anunciantes eram Farinha Láctea Nestlé, Extract Vision de Fleurs da Colgate-Palmolive, a Colgate Baby Talc Powder e a Bayer.

Na década de 20, ocorre uma grande revolução ma publicidade no Brasil, que representa um marco na história da comunicação, o uso do rádio. Para este, os maiores anunciantes eram Casa Colombo, Bromil, Cigarros Veado, Biotônico Fontoura, entre outros.

  Em 1926 a General Motors obtinha um departamento dr propaganda, o qual teve seu fim em 1929. Data marco de entrada da primeira agência multinacional no Brasil, a JWThompson.

  Entre 1930 e 1940, o rádio teve seu sucesso e fama. Além de aparecerem também os spots, propaganda associada à marca e os jingles.
Nesta década surgem as propagandas além das farmacêuticas, como cervejas, loterias, cigarros, automóveis e lubrificantes, pneus, lâmpadas, e cremes dentais, além do surgimento dos outdoors com anúncios da Ford, Chevrolet, Goodyear, Pirelli, Atlas, Essolube, Texaco, Atlantic, Frigidaire, Cinzano e Gancia.

  A fase um pouco mais expressiva na criatividade, se deu primeiramente entre 1940 e 1950. Momento áureo do jingle, se destacam os da Coca Cola, da Lever e da Sonrisal.

  Foram criadas as primeiras datas comemorativas e promocionais com o intuito da melhoria no fluxo do mercado.

  Foram realizadas as primeiras tentativas de disciplina à ética e a propaganda.

  Surgimento da Abap (Associação Brasileira de Agências de Propaganda) em 1949, com um convênio entre as principais agências brasileiras.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto
  Propaganda da Dantop para o Natal do final dos anos 40


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Cartaz de 1920 da Litografia Nacional e anúncio alusivo ao cinquentenário da marca


A imagem pode conter: texto
Propaganda do Leite Moça durante a Revolução Constitucionalista em 1932


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Leite Moça como complemento alimentar para bebês, em 1949


Nenhum texto alternativo automático disponível.
Anúncio do Guaraná Champagne Antarctica publicado em julho de 1944

Comentários

  1. O texto ficou muito bom e vocês conseguiram resumir a maior parte da história da publicidade e propaganda entre 1900-1949, deixando as ideias bem organizadas. Aprofundem mais a pesquisa, alguns fatos da história da publicidade e propaganda do Brasil foram deixados de lado e não abordaram o recorte dessa história em Goiás. Os exemplos presentes são bons e as legendas foram bem empregadas, mas aproveitem e tragam mais exemplos de anúncios, tanto impressos quanto jingles e spots para exemplificar.
    Deem uma revisada e qualquer dúvida, vem de zap bb! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário