A Propaganda de 1900 - 1949
Atividade Aula 2 - A Propaganda de 1900 - 1949 - Grupo
Júlia F. de Moraes Sousa, Luis Fernando, Geovana Santos,
Vinícius Ventura
Entre 1900 e 1910, surgiram algumas revistas como a Revista da Semana, Vida Paulista e Arara, que eram consideradas anunciantes locais.
Com destaque para as inúmeras propagandas de remédios, além de comumente até 1918 serem utilizados políticos como garotos-propaganda.

Em 1913, foram contratados escritores e artistas para prepararem os textos e ilustrações dos primeiros anúncios criados pela nova e primeira agência de propaganda, denominada Eclética. Seus principais clientes eram: Ford Motor Co., a Texaco Co., Kolynos, Palmolive.


Em 1918, São Paulo obtinha cinco agências, as quais os maiores anunciantes eram Farinha Láctea Nestlé, Extract Vision de Fleurs da Colgate-Palmolive, a Colgate Baby Talc Powder e a Bayer.
Na década de 20, ocorre uma grande revolução ma publicidade no Brasil, que representa um marco na história da comunicação, o uso do rádio. Para este, os maiores anunciantes eram Casa Colombo, Bromil, Cigarros Veado, Biotônico Fontoura, entre outros.
Em 1926 a General Motors obtinha um departamento dr propaganda, o qual teve seu fim em 1929. Data marco de entrada da primeira agência multinacional no Brasil, a JWThompson.
Entre 1930 e 1940, o rádio teve seu sucesso e fama. Além de aparecerem também os spots, propaganda associada à marca e os jingles.
Nesta década surgem as propagandas além das farmacêuticas, como cervejas, loterias, cigarros, automóveis e lubrificantes, pneus, lâmpadas, e cremes dentais, além do surgimento dos outdoors com anúncios da Ford, Chevrolet, Goodyear, Pirelli, Atlas, Essolube, Texaco, Atlantic, Frigidaire, Cinzano e Gancia.
A fase um pouco mais expressiva na criatividade, se deu primeiramente entre 1940 e 1950. Momento áureo do jingle, se destacam os da Coca Cola, da Lever e da Sonrisal.
Foram criadas as primeiras datas comemorativas e promocionais com o intuito da melhoria no fluxo do mercado.
Foram realizadas as primeiras tentativas de disciplina à ética e a propaganda.
Surgimento da Abap (Associação Brasileira de Agências de Propaganda) em 1949, com um convênio entre as principais agências brasileiras.

Propaganda da Dantop para o Natal do final dos anos 40

Cartaz de 1920 da Litografia Nacional e anúncio alusivo ao cinquentenário da marca

Propaganda do Leite Moça durante a Revolução Constitucionalista em 1932

Leite Moça como complemento alimentar para bebês, em 1949

Anúncio do Guaraná Champagne Antarctica publicado em julho de 1944
O texto ficou muito bom e vocês conseguiram resumir a maior parte da história da publicidade e propaganda entre 1900-1949, deixando as ideias bem organizadas. Aprofundem mais a pesquisa, alguns fatos da história da publicidade e propaganda do Brasil foram deixados de lado e não abordaram o recorte dessa história em Goiás. Os exemplos presentes são bons e as legendas foram bem empregadas, mas aproveitem e tragam mais exemplos de anúncios, tanto impressos quanto jingles e spots para exemplificar.
ResponderExcluirDeem uma revisada e qualquer dúvida, vem de zap bb! ;)