Atividade aula 1 – A propaganda de 1800 – 1899 - Grupo: Vinícius Fidalgo, Matheus Nicolau, Gabriel Félix, Artur Porto, Pedro Santiago, Daniel Maschietto e Raphael Sebba
A história da propaganda no Brasil começa em 1808, quando nasce a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal impresso do país. É pela Gazeta que foi divulgado o primeiro anúncio de que se tem notícia (na época eram redigidos e não contavam com gravuras, a propaganda estava no conteúdo do texto)



Em 1821, surge o Diário do Rio de Janeiro, que agora trazia um foco específico em cima de anúncios, que agora eram cobrados para serem impressos e possuíam uma visibilidade maior.

Em torno de 1860, com a evolução das gráficas, os anúncios começaram a trazer imagens, mudando assim a abordagem e dando uma nova cara a publicidade da época. Surgiram panfletos, cartazes e painéis de rua ilustrados, que chamavam mais a atenção e dinamizavam o consumo das propagandas. O destaque fica para as bulas de remédio, onde os artistas demostravam criatividade na hora de vender um produto.


Oi Pessoal, a postagem de vocês tem alguns problemas. Acredito que podem se esforçar mais e se aprofundarem nas informações postadas. Ah, vocês entram em campanhas do seculo XX (a partir de 1900) e esse é o conteúdo da próxima aula, assim sugiro que retirem e busquem anúncios do período. É importante também comentar os anúncios postados e as imagens podem ser ampliadas para melhorar a visibilidade, ok!
ResponderExcluir