Atividade Aula 1 - A propaganda de 1808 a 1899 - Grupo Bruno Cândido, Helder Teixeira.



   
  No Brasil a história da publicidade e propaganda, tem inicio no século XIX quando o desenvolvimento econômico promove um crescimento urbano capaz de obrigar diferentes atividades profissionais e setores de negócios que necessitam comunicar sua existência no mercado.
  Exatamente no ano de 1808 nasce o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal periódico que publicou o mais antigo anúncio de que se tem noticia:




A publicidade tal qual a conhecemos atualmente surgiu no Brasil em meados de 1800. Foi somente a partir de 1807, com a transferência da corte portuguesa ao Brasil e, um ano depois, com a criação da Imprensa Régia, que surgiu de fato o primeiro jornal oficial do país: a Gazeta do Rio de Janeiro. (Em 1806, Hipólito da Costa já havia criado em Londres o primeiro jornal não-oficialbrasileiro). Em 1860 começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, bulas de remédio e panfletos de propaganda. Quinze anos depois, em 1875, surgiram as primeiras peças ilustradas em litogravura.



Até o ano de 1900, as propagandas no Brasil baseavam-se em temas como compra e venda de móveis e até de escravos. Alguns nomes daqueles anos ainda nos são familiares, como os Pós da Pérsia, o Bálsamo Maravilhoso, Unguento Santo, o óleo de Fígado Bacalhau, o Licor de Alcatrão e a Magnésia Fluida. Textos, que eram feitos por poetas como Olavo Bilac, eram muito extensos, mas pouco a pouco foram sendo reduzidos e tornaram-se mais objetivos. Um outro hábito da época era a utilização de polí­ticos em muitas propagandas. Desde o início do século, como atualmente, as últimas capas das revistas eram muito concorridas.




Aparece em 1821 um novo jornal carioca chamado de O Diário do Rio de Janeiro, que se apresentava como jornal de anúncios, pois havia a necessidade dos anúncios nos jornais, para que se facilitassem as transações comerciais da época.


No começo do século, surgem as revistas, que se diferencia do jornal, pois este surgiu pela luta polí­tica, e a revista surge com a finalidade de promover anúncios. Algumas revistas como Vida Paulista e Arara, pequenas, foram revistas publicadas em São Paulo durante anos que se mantiveram graças a anunciantes locais.
Vida Paulista era um semanário ilustrado, sua página central era dedicada a caricaturas, havia também notas sociais, tópicos polí­ticos e sonetos em seu conteúdo, seu padrão técnico em sete cores, nitidamente impresso era um atestado valioso do progresso das artes gráficas em São Paulo. Isso fez com que no Rio de Janeiro o jornal O Malho aumentasse a sua tabela de preços fundamentando que levava prejuízos, pois o aumento tecnológico utilizado na edição dos jornais e revistas necessitava de um acompanhamento por parte dos preços. Enquanto a revista Arara tinha como característica seu formato pouco menor que um tabloide, com cores vivas de desenhos chamativos e anúncios de página inteira sempre nas duas primeiras e nas duas últimas, a penúltima dividida em vários, de tamanho menor em classificados. O tipo de propaganda forte no Brasil no começo do século era as sobre remédios. Com formato em preto e branco e de tamanho menor, anúncios de diversos remédios para combater a sí­filis como outras doenças, se avolumavam em revistas, daí a frase que diz: ô Brasil: um vasto hospital.





Com isso surgi os jornais Mequetrefe e O Mosquito que inauguraram as propagandas ilustradas com desenhos, litogravuras e logotipos que passaram a ocupar um espaço cada vez maior, sobretudo depois de 1898, quando surgiu O Mercúrio, jornal de propaganda comercial impresso em duas cores.





















Comentários

  1. Há a necessidade de escrever com as palavras de vocês. Tem características da história da publicidade e propaganda nesse período que não foram abordadas, acrescentem. Vocês podem achar e anexar mais exemplos de anúncios da época para retratar o que está sendo dito no texto, colocando uma legenda nos anúncios. Alguns assuntos complementarem que estão sendo apresentados são muito interessantes, mas citem a fonte da pesquisa.
    A atividade pode ficar ainda melhor. Deem uma revisada e qualquer dúvida, vem de zap bb! ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário