AULA 3 - ENTREVISTA - ARTUR PORTO


A propaganda dos anos 50 até 1999 foi marcada por revoluções. O rádio e sua força e a TV e sua anunciação da novidade. Esse contexto propiciou a que a propaganda finalmente pudesse ir além do que já tinhamos. A criatividade da mente humana foi testada e fomos marcados por inúmeros comerciais famosos que ficaram marcados na vida das pessoas.


Em entrevista com meus avós nascidos em 1940 percebi que um período foi muito marcante para eles. O dos comerciais televisivos, não pela memória estar mais fresca agora , isso fica claro pela comparação feita por eles entre rádio e televisão. "As propagandas da televisão são mais divertidas do que ficar ouvindo , apenas" Ana Cassimira (78). Um exemplo clássico e lembrando pelos entrevistado é o Sebastian. "Como se esquecer daquele moço simpático e do primeiro negro garoto-propaganda negro do país?" Disse a entrevistada Ana.

                                                 
                                                 

O outro entrevistado não deixou de lembrar de Sebastian mas seu enfoque foi diferente. O "jeitinho" e a educação do "rapaz do bombril" , segundo Elisio (77) , chamava muita a sua atenção.Fica claro , então , que o garoto-propaganda foi uma grande marca da época comercial e um meio de marcar a mente das pessoas.

Comentários

  1. Muito bom eu texto, bem esclarecedor e o vídeo com as campanhas da época só enriquece a atividade. Legal você ter pontuado a opinião dos entrevistados sobre a propaganda da época e a diferença entre elas no rádio e na TV, isso gera uma discussão bem interessante quanto as diferenças e efetividade de cada meio de veiculação. A atividade ficou muito boa, você está de parabéns! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário