Atividade Aula 2 – A propaganda de 1900 – 1949 - Grupo: Julia Belotti, Gabriela Mendonça, Karine Carvalho


Propaganda política:


 Ao longo da história, a propaganda foi utilizada diversas vezes em diferentes países para reforçar ideologias, promover o culto ao líder e afirmar valores defendidos pelos grupos que estavam no poder.

Influenciado pelos regimes fascistas da Europa, Getúlio Vargas adotou diversas estratégias de propaganda ideológica durante o Estado Novo. As principais ideologias que ele transmitia em suas peças publicitárias eram o nacionalismo e o culto ao líder. Na foto, uma mensagem incita as crianças a amarem o Brasil.




Propaganda em revistas: O estilo de vida americano domina a publicidade, repleta de otimismo. Com a melhoria do parque gráfico e o aparecimento das revistas os anúncios ganham ilustrações e cores e seus textos se tornam mais objetivos.








Propaganda em Goiás: A importância do setor de propaganda em Goiás cresce a cada ano, impulsionada principalmente pelo processo de industrialização estadual que se fortaleceu na década de 1990, alterando gradativamente a exclusiva dependência econômica dos processos agro-pastoris. Processo esse que é auxiliado pela propaganda, que contribui para estimular o desenvolvimento econômico desses empreendimentos e, por conseguinte do próprio estado. Processo esse que é auxiliado pela propaganda, que contribui para estimular o desenvolvimento 



econômico desses empreendimentos e, por conseguinte do próprio estado.



Comentários

  1. A atividade pede uma pesquisa mais aprofundada quanto a história da publicidade e propaganda entre os anos 1900-1949 no Brasil e em Goiás, mas vocês não citam acontecimentos na área da publicidade e propaganda nessa época. Falem mais sobre esse processo de desenvolvimento do ramo no Brasil e em Goiás, busquem mais exemplos para exemplificar e os descreva. Há muito mais a ser dito sobre o contexto político/social daquela época.
    Deem uma revisada e qualquer dúvida, vem de zap bb" ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário