AULA 3 - Segunda Metade Séc. XX - Gabriela Chuahy / Raniery Sousa



História da Publicidade e Propaganda na Segunda Metade do Século XX


1950-1960

   Em 1950 é inaugurada a primeira emissora de Televisão Brasileira e também da América Latina a TV Tupi, criada por Assis Chateaubriand, em São Paulo. Surgem simultaneamente a Editora Abril e a TV Tupi Difusora e, em seguida, a revista Manchete.O setor ganha uma nova revista especializada:Propaganda.Surge a Escola Superior de Propaganda e Marketing(ESPM).
   No dia 5 de julho de 1950, aconteceu o primeiro teste de transmissão da emissora. As pessoas buscavam espaço em frente aos aparelhos colocados na cidade. Às 17h do dia 5, entrou no ar a imagem de um indiozinho tupi ao lado da inscrição PRF-3 – Tupi TV.


   
Menino vestido de índio durante a festa de inauguração da TV Tupi em São Paulo
(Foto: rio.gov)



Fundou-se em 1951, a primeira Escola Superior de Propaganda, pela necessidade de formar profissionais da área. A escola formou vários publicitários e foi o sinal da maturidade da profissão no Brasil.



Escola de Propaganda do MASP, posteriormente ESPM.

Primeira peça promocional da Escola.



 Ocorreu o desenvolvimento da industrialização - aumento da concorrência - organização de agências no Rio de Janeiro e São Paulo. Aparecem as estratégicas de marketing no sentido de integração de esforços múltiplos : propaganda, promoção e pesquisa de mercado.

    Não podemos deixar de retratar as industrias automobilísticas que levantaram uma concorrência muito forte entre Volkswagen,Ford, Jeep,Chevrolet e outras.

Um grupo de São Paulo, em 1956 lança a Revista Propaganda, que tratava de assuntos ligados a Publicidade e Propaganda e também o futuro do Brasil, promoções, verba de propaganda, as perspectivas do ano e os destaques. A revista nascia sob o signo do profissionalismo e acima de tudo assinada por grandes nomes da propaganda brasileira.



1960 - 1970

É nos anos 60 (CONAR, 1966) que a propaganda brasileira finalmente obtém uma legislação, assegurando as agências 20% de remuneração sobre a veiculação. Nessa época começou a se valorizar a criatividade nos anúncios.Ilustrações começavam a perder lugar definitivamente para as fotos. A linguagem fica mais persuasiva e o texto ganha um tom coloquial.
Uso de linguagem persuasiva em propaganda veiculada na decada de 60


Vale lembrar que esta década, tinhamos uma ditadura estabelecida e a censura imposta.


Muitos foram os fatos que fizeram o rumo da publicidade no país, mas um entre três publicitários que contribuiu muito para o avanço da propaganda no Brasil na década de 60 foi Roberto Duailibi que se classifica na quarta geração de publicitários.Por ter vocação de publicitário, Roberto Duailibi resolveu entrar para a escola superior de propaganda. Da turma que se formou em primeiro lugar, Duailibi ficou em terceiro. Diz que dois profissionais tiveram muita influência sobre sua carreira: José Kfouri e Alfredo Carmo.

Roberto Duailibi

Foram muitos os acontecimentos que marcaram a propaganda brasileira na década de 60, alguns deles influenciaram bastante sua estrutura e fez da propaganda o que ela é hoje. Neste breve relatório mostraremos alguns destes fatos para que se tenha uma ideia das mudanças ocorridas e das novas tendências que viriam.


1970 - 1980

   Sob influência dos anos 60,a propaganda começa a ter uma preocupação maior ainda com a criatividade.A censura incomoda a criação que apesar de tudo, mostra um novo perfil no período, estimulada pelo surgimento de festivas e concursos de propaganda no país e exterior. A televisão nos brinda com emoções e entretenimento,exibindo as cores que o mundo tem.O rádio ganha vigor com o surgimento das emissoras de FM. No fantástico mundo da TV brasileira, a Rede Globo exercia uma liderança de mercado de audiência com suas telenovelas.
Em 1970 a Criatividade começa a aparecer em peças publicitarias.

1980 - 1990

A propaganda começa a viver seus melhores momentos criativos,consolida-se a tendência de criativos assumirem o comando dos negócios.Os anos 80 revelam três das mais importantes agências na história da propaganda brasileira: Talent de Júlio Ribeiro,W/Brasil de Washington Olivetto e DM9 de Nizan Guanaes.
   A propaganda brasileira fica conhecida pelo humor e irreverência.


Na publicidade os grandes anunciantes integram de vez o outdoor as suas estratégias de comunicação.A década de 80 seria chamada de a década da consolidação do marketing no Brasil.Foram anos de sofisticação da técnica de planejamento,vendas e comunicação.Nos anos 80 a propaganda ganha a cara dos anúncios que vemos hoje.

1990 - 2000

O fato que marcou os anos 90 foi a consolidação da internet.Os anúncios começam a ganhar predominantemente um apelo visual,dando maior destaque as imagens e reduzindo o tamanho dos títulos e dos textos.A criatividade publicitária é supervalorizada.
    

     Algumas campanhas marcaram a década de 1990 da publicidade brasileira : a expressão " Não é assim nenhuma Brastemp" foi usada em várias situações( desejo de possuir produtos Brastemp).Campanha dos Mamíferos  da Parmalat propaganda que gerou venda dos bichinhos da parmalat. Garoto Bombril que também deu muito certo ficando bastante conhecido.

Aqui também encontramos os aparelhos celulares e objetos eletrônicos caindo no gosto popular e fazendo parte dos lares brasileiros



Comentários

  1. Interessante e bem complementar a pesquisa de vocês quanto ao período da propaganda no Brasil entre 1950 e 1999, mas a atividade 3 solicita outra coisa. Deem uma olhada nela e a produzam. Qualquer dúvida, estou à disposição!

    ResponderExcluir

Postar um comentário